Durante o inverno, assim como nós humanos, para Pets há uma série de cuidados preventivos que devemos ter que tomar para manter a saúde do Pet preservada.
Relacionado às doenças de inverno, com relação aos pets há aumento na incidência da Traqueobronquite Infecciosa Canina, ou mais conhecida por Tosse dos Canis. Esta enfermidade atinge o sistema respiratório da espécie, que tem por principal sinal clínico um início súbito de tosse curta e repetida que dura vários dias. Desta maneira, o proprietário acredita que o Pet está com algo obstruindo a garganta e que esta seria a causa das crises de tosse. Trata-se de uma doença que aparece sem avisar não proporcionando ao proprietário indício nenhum do problema antes dele se instalar. Pode atingir Pets de diferentes faixas de idade, tendo como característica episódios de tosse associados à dificuldade respiratória em menor ou maior intensidade.Os principais agentes etiológicos causadores desta doença são Bordetella bronchiseptica e Adenovírus tipo 1 e 2. A transmissão destes agentes pode ser através de bebedouros, comedouros e é altamente contagiosa através da disseminação via aerossol (tosse e espirros), assim sendo, torna-se comum locais com confinamento de Pets (hotéis, hospitais veterinários, abrigos de animais, pet shops, etc.) são os principais focos de disseminação dos patógenos. O diagnóstico efetivo para a Tosse dos Canis é realizado pelo veterinário e com evidenciais circunstâncias dos sinais clínicos e de um histórico da exposição do animal.
#beijoscaninos
Extraído de: http://petmag.uol.com.br/colunas/cuidados-com-caes-e-gatos-no-inverno
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OI Petlovers!!! Deixa um comentário vai! Vai ser rapidinho, e é muito bom dividir tudo com voce!! Uivos carinhosos, Ladies!